Miss Cup

Coletor menstrual de silicone medicinal

O Produto 

O MissCup é o mais inteligente conceito de higiene feminina. Simples de usar, funciona como um coletor menstrual reutilizável e flexível.

É uma novidade que há alguns anos vem encantando as mulheres da Europa, EUA e Canadá e, agora, chegou ao Brasil.

Uma solução ecológica, prática, econômica e higiênica que substitui os absorventes femininos.

Produzido 100% em silicone medicinal, adequa-se perfeitamente ao corpo e oferece até 12 horas de proteção e conforto. Não contém látex, corantes e nem agentes branqueadores. A aceitação das brasileiras e dos profissionais de saúde tem sido muito boa.

Escolha seu tamanho 

O tamanho A tem 4,3 cm de diâmetro e o B tem 4,0 cm. A altura dos dois é a mesma, 7,2 com a haste (que tem 1,6 cm, mas pode ser cortada, conforme as orientações do manual de instruções). A capacidade é de aproximadamente 30 ml.

A recomendação de tamanho é feita baseada na tonicidade do assoalho pélvico que naturalmente diminui com a idade e também devido à gestação. As pessoas são diferentes e não há uma definição exata.

Mulheres que já fizeram cirurgia íntima ou que têm os músculos mais fortalecidos por causa de exercícios de kegel, comuns nas atividades físicas como yoga, pilates e pompoarismo, podem se adaptar melhor ao tamanho B, mesmo que já tenham tido filhos e tenham mais de 30 anos. É uma questão muito particular.

Se você estiver sentindo aumento da intensidade da cólica ou algum outro desconforto, pode ser que o tamanho não esteja correto ou posicionamento do MissCup esteja inadequado.

O MissCup deve sempre ser colocado na direção do ânus, para trás, e não para cima em direção ao colo do útero como é o caso dos absorventes internos. Além disso, o MissCup deve ficar próximo da entrada da vagina, um centímetro aproximadamente, e não próximo ao colo. A haste não deve ser sentida e pode ser cortada. A função da haste é somente a de auxiliar na colocação e retirada.

 

Ecológico

Grande parte da produção de lixo mundial provém de absorventes femininos.

Durante a vida, cada mulher utiliza aproximadamente 10.000 absorventes ou tampões internos, que são transformados em puro lixo. O MissCup pode ser utilizado por vários anos. Além disso, é produzido no Brasil.

Nossas embalagens são produzidas com papéis certificados.

Econômico

Você compra um único MissCup e usa por vários anos. Compare:

- usando absorventes descartáveis em um mês cada mulher produz 200 gramas de lixo;
- em um ano 3 quilos de lixo;
- em 10 anos 30 quilos de lixo.

Prático

O Miss Cup é pequeno e você pode carregá-lo sempre na bolsa, evitando surpresas no seu cotidiano.
 

Pode ser usado também durante a noite, para praticar esportes, nadar, mesmo por mulheres com bastante fluxo.

É discreto, molda-se ao corpo e evita o desconforto dos absorventes comuns.

Fácil de usar 

É simples de colocar e tirar. Saiba como!

Com um pouco de prática, você vai colocá-lo e tirá-lo em segundos. Cada mulher encontra uma posição que se sente mais confortável. Para colocar, o Miss Cup deve ser inserido dobrado na vagina. A flexibilidade do silicone permite que o Miss Cup abra e molde-se perfeitamente ao seu corpo. Depois de 8 a 12 horas, é só retirar e enxaguar. Pronto! Pode usá-lo novamente.

O Miss Cup, depois de inserido, fica em posição mais baixa que um absorvente interno, o que facilita a remoção sem sujeira. Entre um ciclo e outro, é recomendada uma limpeza mais cautelosa. Você pode ferver por 5 minutos para esterilizar seu Miss Cup.

Higiênico e Hipoalergênico
 

Feito de silicone hipoalergênico, não interfere na umidade natural da vagina; já os absorventes internos, feitos de algodão, ressecam a flora vaginal.

É livre de látex, corante, pesticidas e agentes branqueadores. O MissCup é a solução, também, para mulheres que costumam ficar com a pele irritada por causa do contato direto com os absorventes comuns. Além disso, como não há proliferação de bactérias enquanto o sangue não entra em contato com o ar, não sentimos odor desagradável.

Não contém corantes e nem agentes branqueadores.

Garantimos a qualidade dos nossos produtos, já que na fabricação do MissCup utilizamos silicone medicinal (atóxico e translúcido). Não usamos nenhum tipo de corante, látex e nem agentes branqueadores e é por isso que tantos ginecologistas e profissionais da área da saúde têm aprovado o MissCup.

Nosso fornecedor de silicone é a DongJue Silicones, uma das empresas do ramo mais respeitadas no mundo todo.

Os coletores menstruais não são considerados produtos para saúde e são dispensados de registro na ANVISA.

Perguntas Frequentes 

Quantas peças do MissCup preciso ter?

Recomendamos que você tenha duas peças, para deixar sempre uma no banheiro e outra na bolsa.

O MissCup vaza?

Se colocado corretamente, conforme as instruções de uso, o MissCup é confiável e não vaza.

Algumas mulheres demoram um ou dois ciclos para pegarem a prática de como colocar e remover; assim que isso acontece, não é necessário usar absorvente externo como proteção, você vai fazer isso em segundos!

Se houver vazamento, procure verificar se o MissCup está totalmente aberto, para isso veja se você consegue rodá-lo, outra forma também, é com o dedo indicador tentar apalpar a borda do MissCup, com o objetivo de verificar se não está amassado em nenhuma parte.

Faz muita sujeira?

A primeira reação de muitas mulheres é pensar na sujeira para colocar e retirar o MissCup, mas logo que você experimentar, ficará surpresa em ver o quão limpo, higiênico e prático ele é. O MissCup é colocado logo na entrada da vagina, diferentemente dos absorventes internos, que precisam ser colocados bem mais no fundo.

Algumas mulheres usam apenas a força dos músculos vaginais para removê-lo. À primeira vista, é difícil acreditar num produto que não vaza, não propicia odor, é confortável, limpo, não faz bagunça e ainda ajuda a não poluir o planeta!

E o cheiro?

Nada de cheiro. O sangue só produz aquele odor desagradável quando entra em contato com o ar. Com o MissCup, o sangue permanece dentro do corpo, assim nos sentimos mais limpas e seguras, sem preocupação com mau cheiro e vazamentos.
Existe alguma possibilidade desse produto dilatar o músculo vaginal e deixar a musculatura da entrada da vagina flácida?

Não. O MissCup é feito de silicone flexível que se adapta perfeitamente ao corpo da mulher e como os músculos da vagina possuem uma elasticidade natural não há possibilidade da musculatura ficar flácida ou sofrer qualquer tipo de alteração.
Meninas virgens podem usar o MissCup?

Essa é uma questão muito particular. Fisicamente, o copinho menstrual pode ser usado por mulheres de todas as idades, já que os músculos vaginais são flexíveis. Porém, se há preocupação com o hímen, aconselhamos consultar um ginecologista.
Sentimos o MissCup enquanto usamos?

Se você sentir, é porque não foi colocado corretamente. Leia o manual com as instruções de uso e as “Perguntas frequentes” sobre como colocar o MissCup ou consulte-nos por e-mail.

Você vai se sentir como se não estivesse menstruada.

O MissCup pode ser usado por mulheres com fluxo intenso?

O MissCup funciona muito bem também para mulheres com bastante fluxo. A capacidade do MissCup é de aproximadamente 30 ml e a maioria das mulheres não chega a encher o copinho em 12 horas.

Posso dormir com o MissCup?

Claro! Você vai se sentir limpa e segura por toda a noite. Você pode usar o MissCup por 12 horas.

Como limpar o MissCup?

Fazer a higiene do copo menstrual com água e sabão neutro é suficiente. Entre um ciclo e outro, recomendamos ferver por 5 minutos.

Como fazer a higiene em banheiros públicos?

Como o MissCup não precisa ser removido com frequência, você provavelmente não terá que removê-lo em banheiros públicos. De qualquer forma, quando isso ocorrer, basta tirar e limpá-lo com papel higiênico, lenços umedecidos, ou leve consigo uma garrafinha com água. Na próxima troca, faça uma higiene com água e sabão.

Se você tiver mais do que um MissCup, poderá esvaziá-lo, guardá-lo numa sacolinha para higienizar depois e colocar o seu MissCup reserva.

Qual é a validade do MissCup?

O silicone é muito durável. A validade do produto depende de diversos fatores tais como: frequencia e modo de higienização, ph vaginal e produtos de limpeza que são utilizados. Recomendamos que as usuárias verifiquem regularmente seu MissCup para ver se não há sinais de deterioração como alteração da cor, se está pegajoso, se tem odor ou partes quebradiças. Recomendamos que você troque a cada 2 ou 3 anos, mas cabe a cada consumidora decidir quando substituir seu MissCup.

Posso usar o MissCup durante as relações sexuais?

Não. O Coletor menstrual fica posicionado perto da abertura vaginal e deve ser removido antes da relação sexual.

O MissCup é um produto de higiene feminina e não pode ser usado como método contraceptivo.

Uso DIU. Posso usar o MissCup?

Você pode usar o MissCup mesmo com o DIU, não há problema algum, apenas tenha atenção ao tirar para não puxar os fios do DIU que ficam para fora do colo do útero. Em caso de dúvida, consulte seu Ginecologista.

Qual é o tamanho do MissCup?

O tamanho A tem 4,3 cm de diâmetro e o B tem 4,0 cm. A altura dos dois é a mesma, 7,2 com a haste (que tem 1,6 cm, mas pode ser cortada, conforme as orientações do manual de instruções).

Tamanho A - normalmente recomendado para mulheres com mais de 30 anos ou que já têm filhos (independente do tipo de parto).

Tamanho B - normalmente recomendado para mulheres com menos de 30 anos que não têm filhos.

Pode ser usado com anel vaginal?

Muitas mulheres usam o MissCup com anel vaginal, já que o MissCup fica perto da entrada da vagina, enquanto o anel vaginal fica posicionado mais próximo do colo uterino.

Existe a possibilidade de o anel vaginal sair do lugar enquanto se usa qualquer produto interno de higiene, por isso recomendamos consultar seu ginecologista.

Como saber a hora de esvaziar o MissCup?

Depois de alguns ciclos, você vai facilmente perceber a frequência necessária.

Normalmente, o MissCup deve ser esvaziado de 2 a 3 vezes ao dia. Muitas mulheres o esvaziam pela manhã e à noite.

Não recomendamos ficar mais de 12 horas sem esvaziá-lo.

O MissCup pode ficar preso ou posso ter dificuldade para tirá-lo?

A vagina tem aproximadamente de 7 a 10 cm de comprimento. Se ocorrer de você colocar o MissCup mais perto do colo do útero e ficar difícil de removê-lo, faça um pouco de força com os músculos vaginais e puxe o MissCup pela haste. Retire-o devagar, vire-o um pouco de lado para facilitar a entrada de ar e aperte um pouquinho para evitar a formação de vácuo. Agachada é uma posição que ajuda bastante, já que, assim, a vagina fica mais “curta”.

Tente relaxar; se você estiver nervosa, os músculos tencionam e a remoção pode ficar mais difícil.

Procure esperar alguns minutos até estar tranquila para retirá-lo. Leia novamente as instruções de uso para garantir que está colocando seu MissCup de maneira correta.

O que fazer se a haste estiver incomodando?
Se você vem colocando o MissCup corretamente e ainda assim a haste incomoda, você pode cortar parte dela com atenção para não furar. A função da haste é auxiliar na colocação e remoção do MissCup, porém algumas mulheres preferem cortá-la.
 

Estou sentindo cólicas quando estou com o MissCup, o que pode estar errado?

O MissCup não deve causar nenhum tipo de incômodo. Ele foi desenvolvido para que você não sinta desconforto algum.

Se você está sentindo cólicas, há duas possibilidades: tamanho inadequado ou posicionamento errado.

A recomendação de tamanho é feita baseada na tonicidade do assoalho pélvico que naturalmente diminui com a idade e também devido à gestação.

Mulheres que já fizeram cirurgia íntima ou que têm os músculos mais fortalecidos por causa de exercícios de Kegel, comuns nas atividades físicas como Yoga, Pilates e Pompoarismo, podem se adaptar melhor ao tamanho B, mesmo que já tenham tido filhos e tenham mais de 30 anos. É uma questão muito particular.

Se você está próximo dos 30 anos pode ser que ainda seja melhor usar o tamanho B. As pessoas são diferentes e não há uma definição exata.

A outra possibilidade é que o posicionamento esteja inadequado. Ele deve sempre ser colocado na direção do ânus, para trás, e não para cima em direção ao colo do útero como é o caso dos absorventes internos.

Além disso, o MissCup deve ficar próximo da entrada da vagina, um centímetro aproximadamente, e não próximo ao colo.

A haste não deve ser sentida e pode ser cortada. A função da haste é somente a de auxiliar na colocação e retirada.

Posso usar lubrificante para ajudar na colocação?

Recomendamos usar, se necessário, somente água, já que alguns lubrificantes podem danificar o silicone.

Posso guardar o MissCup num saquinho plástico?

Não recomendamos. O ideal é mantê-lo sempre no saquinho que o acompanha na embalagem, ou outro similar que possibilite a circulação de ar. O MissCup vem acompanhado de um saquinho com tecido sintético, o qual evita a proliferação de bactérias e fungos.

Já tive SCT (Síndrome do Choque Tóxico), posso usar o MissCup?

Se você já teve SCT consulte seu ginecologista.

Atenção:
Se você sentir desconforto, dor, queimação, irritação ou dor ao urinar, retire o MissCup.

Caso não tenha encontrado resposta para sua dúvida, envie um e-mail para contato@misscup.com.br e fale com a nossa equipe.

DEPOIMENTOS
 

“Quando soube do MissCup não conseguia imaginar se daria certo usar algo não descartável para o período menstrual, sempre fiz uso de absorventes internos e externos, às vezes os dois ao mesmo tempo, dependendo do dia do ciclo com fluxo intenso…e tinha que carregar uma bolsinha com absorventes de vários tamanhos! Com o MissCup não tenho mais a preocupação de levar absorventes extra, por quanto tempo for uma viagem o passeio…e o tamanho: segundo dia de fluxo levo super, depois troco para o mini no final… Agora tenho liberdade, mais higiene e conforto, além de ser ecologicamente correto – afinal esta não é a tendência mundial? Por que os absorventes ficariam de fora? Pensar hoje em usar absorventes de algodão, ficar me sentindo suja o dia todo, não dá!”
Rebeca Rehder

“Amei ter conhecido a mais nova e ecologicamente correta forma de absorvente. Para nós mulheres isso é fundamental nos dias de hoje. Comentei com algumas colegas de trabalho a respeito dos benefícios do MissCup e todas estão enlouquecidas, sim enlouquecidas atrás do MissCup.”
Tatiana Cadote

“Sem sujeira, sem bagunça, sem vazamento, sem lixo, sem mais gastos, sem irritação na pele, sem cheiro. O MissCup super prático e fácil de usar. Tudo de bom.”
Eliana Santos

“Diga adeus aos absorventes!!! Tanto os internos quanto os externos!!! Se inserido direito, nem uma gotícula escapa! O MissCup é ÓTIMO!!!! Vale cada centavo investido!”
Sônia Barros

“Quando vi pela primeira vez senti repulsa, me espantei com o tamanho, sei lá. Outra coisa é que a gente tem aquela ideia de que tudo que é descartável é mais limpo. Depois de um tempo veio a curiosidade e decidi comprar. Logo depois da primeira menstruação já tive a sensação de que deveria ter conhecido o MissCup antes. Agora já peguei o jeito e ficou fácil de usar, é questão de prática. Recomendo a todas! É conforto pra gente e menos lixo no planeta!”
Efigenia Pupo

“Estreiei o meu MissCup no último sábado e estou amando! Eu definitivamente era infeliz e não sabia, hehe… Parabéns, Beijos!”
Raquel Siqueira

“Já usei o MissCup por 3 meses e estou adorando! Neste último mês, estava em férias em um hotel fazenda perto de Brotas; fui fazer boiacross, tirolesa, cavalgada, piscina o dia todo, sem qualquer problema. Nessas ocasiões, eu costumava usar absorventes internos, mas sempre ficava a preocupação do fiozinho pendurado aparecer por fora do biquini… achei ótimo!
Mais uma vez, obrigada!”

Ana Cristina Kashiwagi

“Recebi de acordo com o que o site diz e utilizei no começo do mês. Deitada vazou um pouco, mas logo corrigi a posição. Não tem como errar.”
Vitória Carvalho

“Nunca tinha ouvido falar no MissCup. Comprei e utilizei no primeiro ciclo menstrual. Li o manual e acertei a posição logo de primeira. A sensação de não ter o contato com o absorvente é indescritível. Ótimo produto e atendimento. Recomendo!”
Michele Cardoso